Assim vai o concelho do Sabugal

IPSS’S: SESSÃO INFORMATIVA SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O Município promoveu ontem, dia 19 de abril, uma reunião informativa com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho, no sentido de dar a conhecer os proveitos relacionados com o uso eficiente da energia, podendo trazer-lhes, consequentemente, relevantes baixas de custo.
Na ocasião, as Instituições obtiveram esclarecimentos no que concerne aos atuais regimes de apoio e respetivas medidas de eficiência energética, por forma a conseguirem uma melhor racionalização de custos.
Este encontro entre as entidades pretendeu servir como facilitador de possíveis processos que venham a ser desenvolvidos, fazendo esta reunião parte de um bloco de ações que o Município pretende continuar a desenvolver, no âmbito da “Sabugal + Social”.













































































































































Festa da Carqueja













Procura de Colaboradores
A Transcudania procura colaboradores na área da Biologia ou eng Florestais para o Verão, os interessados enviar cv para transcudânia@gmail.com

Festa da Caça : Casteleiro






Almoço SOITO apresentação de Manuel Meirinho como cabeça de lista pelo PSD ás eleições legislativas pelo circulo da Guarda  de 5 de Junho de 2011




Prevenção de Fogos Florestais


Numa altura em que nos aproximamos do período crítico de incêndios, esta actividade de carácter pedagógico e de divulgação pretende contribuir para uma eficaz prevenção dos fogos florestais, que nos últimos anos têm destruído uma parte importante do património natural do Concelho e de Portugal.

A organização está a cargo do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal do Sabugal, em colaboração com a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários do Sabugal, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Soito e pretende contar com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, através da equipa de Protecção da Natureza e Ambiente – SEPNA, como vem sendo hábito.

A iniciativa investe na sensibilização de proprietários, produtores florestais, agricultores, autoridades e outros indivíduos cujas actividades digam respeito à floresta, alertando para comportamentos de risco que podem originar incêndios, contribuindo para uma mudança de conduta, divulgando a nova legislação em vigor e esclarecendo os participantes sobre os deveres e direitos dos proprietários florestais e as responsabilidades das autoridades locais.

Pretende-se, desta forma, criar uma cultura de responsabilidade na população, o que implica o total entendimento e cumprimento de normas de segurança e a promoção de atitudes e comportamentos adequados na floresta.

 
Fonte: Câmara Municipal do Sabugal




4 de Junho de 2011 CAPEIA CAMPO PEQUENO 














Sábado,6 de Agosto · 17:00 - 20:00

Local
Malcata




Vai realizar-se no próximo dia 6 de Agosto a 2ª Cãominhada do Concelho do Sabugal. O local de encontro vai ser na antiga escola primária de Malcata (salão da Junta de Freguesia e Associação Desportiva de Malcata), com início 17:00h, onde irá abrir o secretariado, seguido de uma Sessão de Esclarecimento com os seguintes temas:
a) “O Abandono dos animais” - Apresentação de casos;
b) “Microship: (des)proteção animal: aplicação da lei... e regulamentos;
c) Procedimentos para o registo online dos Microchips dos Canídeos – Aplicação SICAFE: Esclarecimento às Juntas de Freguesia e proprietários dos animais.

A cãominhada irá iniciar pelas 18:30 h, seguindo-se uma refeição volante e convívio entre os participantes.

O percurso terá cerca de 10 km, por caminhos rurais de Malcata, passando pela Serra da Malcata.

É organizada pela ADES – Associação de Desenvolvimento do Sabugal, em conjunto com a VetCôa-Serviços Veterinários, Lda e a Husse Guarda. Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal e da Junta de Freguesia de Malcata e ainda com a colaboração da Associação Transcudânia e Associação A Casota.

O valor da inscrição é de 10 €, inclui uma refeição ligeira após a Cãominhada. Do preço de inscrição 2,00 € destinam-se à compra de material para esterilizações de cães de rua que serão encaminhados para adopção. Os participantes terão direito a uma refeição volante no final da Cãominhada.

Inscrições na ADES - Associação Desenvolvimento Sabugal ou na VETCÔA, LDA.
Brevemente sairá o Cartaz com o Programa .
INSCREVA-SE E PARTICIPE!







II Jornadas do Património Geológico








1.º Encontro de Descendentes do Concelho do Sabugal

Amigos,

A Associação Transcudânia, criou um grupo no Facebook designada por Descendentes do Concelho do Sabugal, com o objectivo de encontrar e reunir descendentes do concelho, localizados em diferentes pontos do país e do mundo.
A iniciativa foi muito bem recebida por todos e neste momento, aderiram ao grupo mais de 800 pessoas. O grupo tem partilhado muitas recordações, paisagens, histórias, tradições do nosso concelho.
A Bendada, Rebelhos estão presente neste grupo, através de vários conterrâneos participantes no grupo.
Tem sido uma grande iniciativa e que tem ajudado a sentir os descendentes do concelho mais próximos das suas raízes.
Está agendado para o dia 18 de Agosto, Quinta-feira, o 1.º Encontro do Grupo de Descendentes do Concelho do Sabugal. O Encontro realizar-se-á na Praia Fluvial do Sabugal e consistirá num mega piquenique de convívio entre todos.





Rondas de São Martinho é no Sabugal



O dia de São Martinho aproxima-se e segundo nos contam os conterrâneos mais antigos, no Sabugal,  havia o costume, de neste dia, se fazer a ronda pelas adegas para se provar o vinho novo.

Para além da visita às adegas, havia o costume de se ir de porta em porta, a tocar uma campainha. Sempre que os populares abriam e vinham à porta era-lhes declamado um verso, pressupondo que no final seria dado a provar o vinho novo. O vinho era servido em campainhas.
As Rondas do São Martinho são uma tradição nossa que a Associação Transcudânia tem vindo a reproduzir, valorizando as tradições das nossas terras.
No dia 12 de Novembro realizar-se-á o MEGA MAGUSTO no Sabugal, no Largo do Castelo, seguido das Tradicionais Rondas de São Martinho.


Venha com a Transcudânia reviver esta tradição.


Vamos apanhar as Castanhas e Caruma para fazermos um verdadeiro Magusto.


Vamos assar as Castanhas, enfarruscarmo-nos, bebermos jeropiga e passarmos um belo serão.


O Magusto é aberto a toda a comunidade, esperando ser um momento de convívio entre a população.
Para animar as Rondas de São Martinho teremos o Grupo Manta de Ourelos.

Olha as Rondas de São Martinho!

Contamos contigo!